Notícias >> Tendências

Preferência de solteiros, loft se torna opção para casais

05 de out de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Apartamentos sofisticados em que todos os cômodos se comunicam, os lofts são reduto perfeito para solteiros e divorciados. No entanto, caíram tanto no gosto de vários moradores que já há demanda para projetos que os transformem num lar para casais.

O segredo é conciliar as necessidades dos cônjuges e aproveitar ao máximo o espaço. Como num loft todo o imóvel fica mais à mostra – não há “um cantinho pra chamar de seu” –, o ideal é que os gostos sejam parecidos. Ou, como sugere a arquiteta Evelin Sayar, de São Paulo, usar tons neutros, como o branco. Para quebrar a monotonia, pode-se recorrer a peças mais chamativas e coloridas. Uma poltrona diferente, um baú descolado...

Outro grande desafio, segundo os arquitetos, são os armários. Os casados costumam acumular mais coisas e precisam de mais gavetas e prateleiras que os solteiros. “Se não tem parede, não tem onde colocar esses armários”, resume a arquiteta Deborah Roig, que também atua na capital paulista. Assim, as poucas paredes costumam ser bem aproveitadas.

Outra saída é usar armários para marcar a divisão de ambientes. Convém evitar, porém, grandes estantes que representem grande separação nos espaços – isso descaracterizaria o loft. “É preciso cuidado para harmonizar com a decoração e não pesar”, pondera Evelin.

Como há pouca ou nenhuma divisão entre cozinha, sala e quarto, os lofts priorizam as áreas sociais. “Diferente de um apartamento com uma porção de cômodos pequenos, o loft permite que a sala de estar seja maior”, destaca Deborah.

O benefício de ter mais espaço para relaxar vem, contudo, junto com um prejuízo. O que falta num loft é privacidade. Para Deborah, o casal que sonha com um desses imóveis tem de estar preparado. “Muita gente contrata uma cozinheira e pode se sentir desconfortável de namorar na sala enquanto ela trabalha”, exemplifica.

Para ela, o loft pode ser uma moradia mais agradável se o casal conseguir cuidar da casa sozinho.

Terra

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Como decidir entre comprar imóvel à vista ou financiado

Ainda que já tenham sido bem mais altos, os juros no Brasil ainda p... Leia mais >


Como deixar o financiamento do seu imóvel mais leve ou curto

Entrar em um financiamento imobiliário longo – de 20, 30 anos... Leia mais >


Saiba o que fazer caso a entrega do imóvel esteja atrasada

Nos primeiros três meses deste ano, mais de 1.474 consumidores regi... Leia mais >


Aluguel no Litoral para feriado de 7 de setembro está até 52,53% mais barato

Quem pensa em viajar para o litoral paulista no próximo feriado de ... Leia mais >


Imóvel na planta esconde taxas abusivas, mostra pesquisa

 Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumid... Leia mais >