Notícias >> Sustentabilidade

Pavilhão foi recoberto com 7.000 estrados de madeira recuperada durante Rio+20

03 de ago de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Em frente ao centro de convenções Riocentro, onde ocorreram as reuniões oficiais da Cúpula da Terra Rio+20, localiza-se o Parque dos Atletas. Inaugurado em agosto do ano passado para sediar o Rock in Rio, hoje é um centro de esportes que servirá como área de lazer para os atletas nos Jogos Olímpicos de 2016.

Durante a Cúpula da Terra, o parque abrigou 41 espaços de delegações de governos federais de diversos países (como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Emirados Árabes, China, Catar, Congo e Nigéria), governos estaduais brasileiros (incluindo Rio, São Paulo, Amazônia e Minas Gerais), órgãos oficiais das Nações Unidas (como UNESCO, ONU Habitat, ONU Mulher e UNFPA), empresas e instituições brasileiras (como o Sebrae).

A maioria dos espaços contava com simples divisórias brancas, mas a produtora P&G Cenografia, que projetou o pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, parece estar seguindo as últimas tendências do design sustentável: montou uma estrutura revestida por cerca de 7.000 estrados de madeira recuperada.

A estrutura conectava dois edifícios e um espaço público, ocupando uma superfície total de 3.500 metros quadrados. No interior, foram instaladas áreas de descanso e de exposições, também com estrados recuperados e outros materiais, como pneus.

Na parte externa, cubos com plantas ornamentais projetavam-se para fora, rodeados por telas que exibiam o trabalho do governo do estado em áreas como agricultura sustentável.

O fato de este pavilhão ter sido um dos espaços mais populares do evento demonstra a importância do design na transmissão de mensagens relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Infelizmente, em geral sua presença foi escassa na Rio+20.

Fonte: TreeHugger

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Galhos secos na decoração

Está achando que a sua casa está um pouco sem graça e precisa de mu... Leia mais >


Arquiteta lista diferenças entre pisos de madeira e imitações

Quem gosta do aspecto que a madeira confere ao chão fica repleto de... Leia mais >


Piso de madeira: trocar ou restaurar?

Antes de decidir, analise aspectos como qualidade, espessura e esta... Leia mais >


Uma cozinha no estilo tradicional

Não há nada tão acolhedor e convidativo como uma cozinha agradável.... Leia mais >


Casa premiada aposta na integração radical de ambientes

Uma casa sem paredes. Foi praticamente isso que o arquiteto Danilo ... Leia mais >