Notícias >> Paisagismo

Aproveite a primavera para começar a cultivar um jardim

06 de set de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Ao contrário do que muita gente imagina, espaço, tempo e dinheiro não são restrições para quem quer ter um jardim em casa. Segundo a paisagista Marizeth Estrela, de São Paulo, é possível ter um espaço do gênero até em uma quitinete. Já Daniela Sedo, paisagista que também atua em São Paulo, “mesmo com pouco dinheiro é possível fazer uma composição com vasos”. E se nada disso é problema, por que não aproveitar a primavera para, como recomenda o poeta Mário Quintana, começar a cuidar do seu jardim?

Segundo Daniela o final do inverno é o melhor período para começar a adubar e preparar a terra para plantar as mudas e sementes. Mas antes de pôr a mão massa é preciso tomar algumas decisões. Marizeth diz que cada jardim deve ser pensado de acordo com o espaço disponível, o clima e o estilo dos moradores do imóvel. Acima de tudo, é preciso se certificar se as plantas se adaptam ao local escolhido.

Definidas essas questões é hora de escolher as espécies que serão cultivadas. Em espaços pequenos vasos de suculentas, violetas e kalanchoes, por exemplo, podem ser colocados na parede,  transformando o lugar em um jardim vertical. Para ambientes internos e com sombra, lírios da paz, antúrios brancos e vermelhos são uma boa alternativa. Quem tem espaço externo pode pensar em plantar palmeiras. Um vaso com orquídeas pode trazer um pouco de alegria para o ambiente.

Já quem prioriza o olfato deve pensar nos cheiros das flores que pretende cultivar e em que ambiente colocá-las para que o odor não incomode. Tuias de limão, lavandas, gardênias e camélias são boas opções. “A orquídea Oncidium Sharry Baby tem cheiro de chocolate e a Diplodenia é uma trepadeira com cheiro de tuti-fruti”, exemplifica Marizeth.

Por fim, mesmo quem não tem paciência para gastar horas cuidando das plantas pode ter um jardim dos sonhos. Basta recorrer à irrigação automática ou contratar uma empresa especializada para podá-las e regá-las.
 

Fonte: Terra

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >