Notícias >> Feng shui

Harmonize sua casa com a técnica do feng shui

25 de jun de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Técnica milenar criada na China há mais de 5 mil anos, o feng chui tem como finalidade harmonizar o homem com o meio ambiente. Feng significa vento e Shui significa água.

Para trazer bons fluídos para um imóvel, segundo o consultor e professor em feng shui, radiestesia e cromoterapia Dirceu Galhardi, o primeiro passo é projetar sobre a planta desses locais um ou mais baguás (polígonos com oito lados e oito posições auspiciosas de vida), que tem como finalidade trazer paz, alegria e prosperidade ao lar e ambiente de trabalho.

"Num projeto de harmonização, prefiro fazer a aplicação geral do baguá sobre o imóvel englobando todos os compartimentos deste. Porém, há casos em que a pessoa opta por harmonizar apenas um quarto ou uma sala. Para esta opção, você deve alinhar um pequeno baguá na soleira de entrada coincidindo o ‘guá’ (lado) do polígono chamado Trabalho. Em seguida, desloque o polígono paralelo à soleira para o centro do cômodo onde poderá ter a definição dos guás dos Amigos, da Criatividade, do Relacionamento, do Sucesso, da Prosperidade, da Família e da Espiritualidade", explicou o especialista.

Qualquer pessoa pode fazer uma harmonização em seu imóvel desde que conheça com profundidade a Teoria dos Cinco Elementos, que vai nortear o melhor layout, o tipo ideal do mobiliário, as formas dos objetos de decoração e as cores das paredes, estofados e tapetes. Do contrário, Galhardi aconselha que conte com o apoio e o conhecimento de um profissional do setor.

Confira a seguir dicas de harmonização listadas pelo profissional na arte.

Salas de estar e jantar sob a proteção do feng shui

Se você for harmonizar uma sala, poderá colocar um baguá espelhado com trigramas do I Ching sobre a porta social na parte externa, para impedir a entrada de energias conflitantes no imóvel. Pode pintar a parede de fundo da sala numa cor quente como o vermelho, o terracota ou o roxo (beterraba) para atender os guás da Prosperidade, do Sucesso e do Relacionamento. Poderá ser usado no guá do Trabalho, uma fonte, um aquário ou um quadro de marinha (elemento Água).

No guá da Família e Prosperidade, pode usar a cor verde na parede ou nos estofados porque o elemento predominante é a Madeira.

No guá dos Amigos e Criatividade, pode usar paredes brancas, estofados brancos, cinzas ou beges. O elemento neste setor é o Metal.

No guá da Espiritualidade, use cores terrosas ou lilás. Não precisa necessariamente colocar imagens de santos neste setor, e sim, uma drusa de Ametista ou livros. O guá é Espiritualidade ou Autoconhecimento.

Na sala de jantar deve ser utilizado espelho horizontal paralelo à mesa ou o aparador para duplicar a imagem do que está sendo servido e promover a prosperidade . Uma cor bem vinda para o ambiente é o laranja. Evitar quadros com temas que agridam os comensais.

Quarto sob a proteção do feng shui

Se o cômodo for um quarto, deve-se ter atenção se for um quarto infantil, de um adolescente ou de casal, pois o mobiliário e as cores de paredes influenciarão muito. Para quarto infantil, mobiliário laqueado em branco e paredes com cores suaves. Para jovens, use cores pastéis e até o verde (cor do equilíbrio), para o casal (cores quentes) como o salmão, o terracota em apenas uma das paredes. As demais em branco neve.

Feng shui trazendo bons fluídos para sua cozinha

Se o cômodo for a cozinha, mantenha o branco neve por simbolizar a higiene. Use objetos coloridos e vasos com temperos.

Cuidado com este vilão do feng shui no banheiro

No banheiro use peixes em resina, louça ou cristal nas paredes ou sobre bancadas para trazer a energia de reposição de tudo aquilo que se perde na utilização deste compartimento através da rede de esgoto. Por isto o verde é sempre bem vindo para as paredes e teto.

Fonte: Band

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >