Notícias >> Decoração

Tenha um quintal na sua varanda

10 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

As varandas são os novos quintais de quem vive nos grandes centros. Passeie por três delas e confira nossas dicas para descobrir quais as espécies de plantas ideais para a sua!

REDUTO VERDE

A princípio, a varanda deveria ser um local de encontro entre amigos, mas logo a presença da natureza se fez mais forte e enveredou-se por todos os cantos do espaço por meio de vasos de pequeno, médio e grande portes, alcançando, inclusive, a parede, emoldurada por columeias, espécie típica de lugares sombreados. Sobre o aparador com detalhes em azul-turquesa, cor que contextualiza todos os móveis, manjericão, alecrim, hortelã e orégano alimentam o espírito mestre-cuca do proprietário. Em meio a tanto verde, o paisagista Odilon Claro elegeu a madeira – extensão das folhas – como piso, cobrindo o antigo granito com deck de demolição.

PEDACINHO DO MAR

Basta uma brecha na agenda para a família trocar a correria de São Paulo pelo sossego do litoral. Sabendo disso, o designer de interiores Walter Fagundes, da Index Brasil Design, resolveu recriar a atmosfera praiana em um pedacinho do apartamento onde moram, por meio de um jardim vertical inspirado na mata atlântica que recobre toda a parede da varanda. “O projeto partiu dessa vontade dos moradores de ter um local próprio para contemplação e que os remetesse ao clima de praia”, conta Walter. Como o layout do espaço era comprido e estreito, os móveis foram alinhados nas extremidades da sacada, deixando o corredor livre para a circulação.

REMÉDIO CONTRA A ROTINA

Um jardim ao ar livre, onde todas as noites fosse possível despir-se da rotina extenuante de trabalho e entregar-se a momentos de relaxamento, contemplação e distração. O desejo do empresário foi prontamente atendido pelo paisagista Marcelo Bellotto, que fez do terraço uma extensão de seu living, transformando-o em um local acolhedor permeado pelo verde. As espécies, em sua maioria de fácil manutenção, foram acomodadas em vasos altos, proporcionais à extensão do pé-direito duplo do espaço. Com o mesmo objetivo, foram escolhidos poucos mas volumosos móveis, tão rústicos quanto elegantes, para embalar conversas, leituras e sonhos.

Fonte: Casa & Jardim

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >