Notícias >> Decoração

Quadros e fotos acentuam a decoração da sala

24 de jul de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Nada melhor do que transformar a sala de casa em um pequeno museu de memórias em forma de quadros, fotos e outros tipos de imagens. Quando colocados em uma moldura certa, esses objetos ajudam a revitalizar o ambiente e a contar histórias dos moradores a quem chega à residência. Mas é preciso ficar atento para não exagerar, já que a decoração da sala é uma das mais vistas do local e, por isso, pode acabar piegas ou cansativa. “Fotos pessoais do casal, por exemplo, ficam melhor em ambiente íntimos da casa. Agora, se a imagem for mais artística, mais poética, não vejo problemas”, comenta o arquiteto Marcelo Modenesi.

Segundo o arquiteto, outro erro comum de quem quer decorar as paredes da sala é a escolha da altura dos quadros. “Colocá-los muito altos diminui o pé direito, deixando algumas vezes a sensação de que o local é mais baixo e desvalorizando a obra”, comenta. “No entanto, uma composição com diversos quadros, cada um pendurado em uma parte diferente, ajuda a deixar o espaço com uma linguagem mais moderna e não resvala na questão da altura”, completa o arquiteto.

Para Modenesi, não existe uma regra para a disposição de imagens pela sala. “É só respeitar o ambiente e buscar harmonia com as outras peças já existentes no local”, defende. Em um de seus projetos, o arquiteto chegou a instalar objetos no chão de modo a criar uma estrutura arquitetônica original. “Isso varia de acordo com o espaço da sala e com os objetos que o cliente possui. Se ele é um colecionador, por exemplo, fica interessante fazer esse tipo de combinação entre itens que estão no piso e as imagens da parede”, sugere.

Quanto às molduras, a regra de coerência também é válida. “Só é preciso ficar atento ao material da parede para não danificá-la e não comprometer os componentes internos delas, como a parte elétrica”, lembra Modenesi. Para não haver erro, o arquiteto diz que um profissional especializado pode ajudar, usando ferramentas, como o nível, para centralizar a imagem.

Crédito Foto: Gustavo Calazans Arquitetura

Fonte: Terra

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >