Notícias >> Decoração

Misture modelos de cadeiras na mesa de jantar

09 de jul de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Quem quiser ousar na decoração da sala não precisa ficar apenas nas cores da parede ou no pano do sofá. Para descontrair o ambiente, pode-se misturar cadeiras de vários modelos em torno da mesa de jantar.

A arquiteta Marcy Ricciardi, de São Paulo, diz que a miscelânea de cadeiras agrada aos clientes com perfil mais moderno e descontraído. Ainda assim, essa prática vem ganhando espaço. “Está virando modismo, até as pessoas mais certinhas estão fazendo”, constata a também arquiteta Gabriela Marques. Segundo ela, misturar é uma saída para quem não está com dinheiro para comprar coisas novas: “A pessoa está montando apartamento e pega cadeiras da família ou de amigos”.

Praticamente não existem regras na hora de juntar móveis diferentes. “É livre, pode misturar completamente”, afirma Gabriela, que também é de São Paulo. A afirmação vale tanto para os modelos (modernos ou clássicos) quanto para o material (madeira, ferro, plástico...). Outra possibilidade é usar cadeiras iguais, mas de cores diferentes. Para Marcy, o importante é que esses móveis respeitem o resto da decoração da casa.

Como os assentos chamam atenção na sala, o ideal é escolher uma mesa neutra para acompanhá-los. Assim, o conjunto todo ganha destaque. “O ambiente fica com a cara de uma pessoa descolada, que não liga muito para regras”, diz Gabriela.

Há casos em que a mistura é especialmente funcional. Marcy conta que, num projeto para um apartamento pequeno, optou por colocar duas cadeiras transparentes em um dos lados de uma mesa de vidro, a fim de ganhar amplitude no ambiente. “A sala passa a sensação de ser maior, pois as pessoas não veem os móveis de imediato.” No outro lado da mesa, uma solução inusual: a arquiteta colocou um banco, pois ele ocupa menos espaço e a parede serve de encosto.

Crédito Foto: Leandro Farchi

Fonte: Terra

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >