Notícias >> Decoração

A vida em 16 m²

25 de abr de 2013 | Por: Seu Lar Aqui

Você acha sua casa pequena? Este microapartamento em Paris é tão bem organizado que há espaço para tudo, mesmo que bem apertadinho

Fazer caber todas as atividades e o conforto da vida moderna dentro de um antigo banheiro. Este foi o grande desafio do projeto dos arquitetos franceses Julie Nabucet e Marc Baillargeon, feito para um estudante, no bairro de Montparnasse. O apartamento inteiro tem apenas 16 m². Mas é tão bem planejado que consegue abrigar sala, cozinha, quarto, banheiro e até home office. E tem uma quantidade invejável de armários, com espaço para guardar tudo. Quer saber como?

O grande truque desenvolvido pelos profissionais foi criar dois níveis com uma plataforma. No superior, ficam a cozinha e o banheiro e, no inferior, a sala, o quarto e o escritório. A cama com rodinhas ocupa o ambiente apenas na hora de dormir. Durante o resto do tempo, ela pode ficar sob o piso, com apenas um pedaço à mostra, que, com uma capa e travesseiros, funciona como sofá. Ela também pode ficar totalmente escondida, deixando todo o espaço livre.

A marcenaria planejada também é cheia de boas ideias. Uma grande estante, que se desdobra em home office, tem espaço para tudo: de CDs e DVDs até objetos decorativos. A mesa de centro pode ser recolhida e também passa a fazer parte desta estrutura. Na cozinha, todos os eletrodomésticos – forno, cooktop, máquina de lavar e até coifa – ficam embutidos nos móveis. Os degraus da escada são, na verdade, baús que acomodam sapatos e travesseiros. Um último segredo: a bancada esconde um nicho, usado para guardar livros.

Como o antigo banheiro tinha apenas duas janelas, outra questão importante foi a iluminação natural. Para a cozinha não ficar escura, o banheiro foi fechado por uma porta de correr translúcida. Assim, a luz pode entrar em todo o apartamento. Gostou do projeto? Veja três dicas que você pode também aplicar na sua casa:

1 – Ambientes multiuso. Com truques como a cama “escondida”, o apartamento consegue ter sala e quarto em um mesmo espaço. Você pode tentar outras combinações, como piscina e quintal, sala e quarto de hóspedes ou escritório e home theater.


2 – Marcenaria planejada. Ela é fundamental para você conseguir aproveitar todos os cantinhos, por mais minúsculos que eles pareçam.

3 – Iluminação natural. A sensação de aperto muitas vezes não está ligada à falta de espaço e sim à falta de luz. Ambientes claros são mais gostosos para se viver.

Por Casa e Jardim

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >