Notícias >> Casas

Truques de decoração que ampliam a percepção de espaço

22 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Criar ilusões em perspectivas visuais talvez seja um dos maiores desafios de um decorador. Nos dias de hoje, os imóveis são cada vez menores e é preciso muita criatividade na decoração para torná-los amplos e agradáveis. Alguns truques como o uso de espelhos, a disposição dos móveis, as cores dos objetos, das paredes e a iluminação são itens que podem ajudar nesse processo, criando a sensação de ambientes maiores.

As decoradoras Clarissa Gallo e Eliana de Souza Queiroz, da Souza Queiroz & Gallo Interiores, dão dicas para quem vai decorar espaços pequenos:

Quadros e telas com linhas horizontais

O uso de quadros e telas com traços de horizonte transmitem a sensação de expansão. Segundo as decoradoras, esse recurso cria uma ilusão de espaço, transmitindo a sensação de comprimento do ambiente.

Espelhos sem moldura

O reflexo do ambiente remete à sensação de amplitude, mas antes de usar esse item na decoração, é preciso tomar alguns cuidados. "O uso de espelhos sem moldura é uma boa pedida para dar amplitude a ambientes pequenos. Deve-se ter cuidado com o local onde pendurá-lo, além de planejar os móveis que serão refletidos", comentam as decoradoras.

O projeto da designer Gisele Busmayer, na imagem acima, investe no uso desses recursos. "O espelho foi aplicado de ponta a ponta da parede para dar amplitude à sala de jantar. Essa técnica é utilizada principalmente em ambientes sociais para dar a impressão de casa cheia, proporcionando um ambiente familiar", explica a designer.

O projeto das arquitetas Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn visa decorar com conceito contemporâneo a sala de estar de um apartamento. Seguindo as tendências para aumentar a percepção de espaço, as arquitetas optaram por usar paredes claras, com iluminação embutida, além de móveis funcionais que se adaptam ao ambiente.

A televisão fica em um cômodo que permite rotacioná-la 180º. A opção por móveis planejados, com marcenaria funcional, foi para aproveitar melhor o espaço. Tons amadeirados foram usados para criar um clima intimista e familiar. Além dos móveis planejados, mesa e cadeiras de perfil baixo complementam a decoração.

Segundo as decoradoras Clarissa e Eliana, móveis baixos dão sensação de mais espaço. Outra dica é ter cuidado com o excesso de móveis, que pode prejudicar a circulação no cômodo. Para ambientes com o pé-direito baixo, quadros com linhas verticais também ajudam a ampliar a sensação de altura.

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >